A Revista americana Forbes divulgou às vésperas do Natal, algumas tendências e previsões para 2017, feitas por executivos de grandes empresas nos EUA. Se você acompanha a Data Science Academy, muitas dessas previsões não serão novidade para você, mas é sempre bom ouvir o que os principais líderes executivos de grandes empresas pelo mundo estão esperando para 2017. Confira!

Esta é a temporada em que as pessoas exercitam a famosa frase “aqui está o que nós pensamos que vai ocorrer no próximo ano no mercado de tecnologia”. Obviamente, ninguém sabe o que vai acontecer amanhã, muito menos nos próximos 12 meses, mas o exercício ajuda a identificar o que é tendência e o que não é para 2017. E sem dúvida, Inteligência Artificial (e Deep Learning) são os assuntos mais quentes em praticamente todas as previsões. E trazem consigo a consolidação do Big Data, principal combustível para a Inteligência Artificial.

E dentro da tendência mais quente (Inteligência Artificial), o segmento mais quente é o mercado de chatbots e assistentes virtuais. “O movimento em direção a interfaces de conversação vai acelerar”, diz Stuart Frankel, CEO da Narrative Science. “Os esforços recentes, combinados com o trabalho de pesquisa e desenvolvimento de gigantes tecnológicos inovadores apontam para um ano em que interagir com tecnologia através da conversação se tornará o padrão. As interfaces de conversação são realmente um grande negócio? Sim e elas estão mudando o jogo. Desde o advento dos computadores, fomos obrigados a falar a linguagem dos computadores para nos comunicar com eles e agora estamos ensinando-os a se comunicarem na nossa língua“. Genial!